Asbraer e Faser se reúnem para discutir diretrizes da agricultura familia

O presidente da Asbraer e da Emater-DF, Argileu Martins, se reuniu com a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica e Extensão Rural (FASER) nesta quarta-feira (7). Durante o encontro com o coordenador geral, Carlos de Carvalho e o coordenador executivo, Adolfo Brás Sunderhus, foram debatidas pautas importantes para a agricultura familiar como o Pacto Nacional pelo Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

A portaria que institui o pacto foi publicada no dia 4 de maio de 2017 e para Martins é importante que todos os atores envolvidos na construção de uma extensão e agricultura familiar mais forte estejam envolvidos na execução deste documento. “Temos que estruturar esta nova relação entre o Governo Federal e os estados. Este é um modelo que foca em resultados e vai ajudar a levar mais conhecimento para o campo”, afirma.

De acordo com Carvalho, é necessário realinhar o discurso para acelerar a execução do pacto. “É preciso fazer com que essas medidas realmente cheguem até a ponta: nos escritórios dos emateres e no produtor”, destaca.

Os serviços de Ater são desenvolvidos há mais de 67 anos nos 26 estados mais o Distrito Federal. Atualmente o efetivo conta com aproximadamente 16 mil técnicos que atendem cerca de dois milhões de agricultores em todo o país. O projeto-piloto do Pacto Pela Nova Ater será aplicado em 10 estados, sendo eles Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo mais o Distrito Federal.

O Decreto 9064 de 31 de maio de 2017, também foi discutido durante a reunião. O documento dispõe sobre a Unidade Familiar de Produção Agrária, institui o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar e regulamenta a Lei nº 11.326. Além de estabelecer as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e empreendimentos familiares rurais. Para Sunderhus o Decreto ainda merece considerações do setor. “Vamos chamar os segmentos para participar da construção dessa regulamentação”, analisa.

Ascom Asbraer

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br