As atitudes humanas e a in-sustentabilidade diante de nossas urgências

Parte II

 Adolfo 27 julho

 

 

SUNDERHUS; Adolfo Brás 1 

O modelo de desenvolvimento atual também gera uma crise de percepção. Para se manter o atual estilo de vida, destroem-se os sistemas de suporte vitais do ambiente natural. Poluímos as águas que bebemos o ar que respiramos e os solos que produzem nossos alimentos. Acabamos com as florestas que garantem a água, o clima ameno, o ar puro e o solo produtivo. Por último, dizimamos os animais que compõem a teia da vida e tornamos alguns deles nossos escravos para servirem de fonte de proteínas. Criamos um caos na cadeia alimentar natural e para nossa sustentabilidade social e econômica, comprometendo as gerações futuras com uso de venenos e adubos químicos solúveis.

A nossa ignorância ambiental, têm nos levado a produzir pressões insuportáveis sobre os sistemas naturais e, a capacidade de suporte dos ecossistemas, já foi superada a muito. Estamos vivendo de retiradas contínuas de uma poupança na qual não fazemos nenhum depósito, garimpando e degradando de forma continua e acelerada nossa própria condição de sustentabilidade e das gerações futuras, a uma velocidade de exploração muitas vezes superior à capacidade de regeneração da natureza.

Estamos explorando todos os limites que a nossa ignorância nos permite. Ou será que é aquele em que o nosso “conhecimento” nos permite? Um forte retrato desta realidade é a perda da qualidade de vida, de uma forma generalizada de prejuízo, que se traduz de forma diferenciada entre as diversas comunidades e povos, grupos sociais e pessoas. Vai desde a perda de uma cachoeira de água potável a um riacho que sumiu; de um recanto destruído à violência dos assaltos e do desemprego; do empobrecimento estético à erosão cultural; da insensatez de conflitos sociais, econômicos e políticos à arrogância e à ganância daqueles que as geram.

 

1. Engenheiro Agrônomo

Agente de Extensão em Desenvolvimento Rural - INCAPER

Coordenador Executivo da FASER

Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br