ASSIM - ES

A medida do descaso diante de uma gestão sem compromisso

com a assistência técnica com a extensão rural e com a pesquisa pública no estado do Espírito Santo

 

SUNDERHUS; Adolfo Brás[1]

 

Ser trabalhador da assistência técnica da extensão rural e da pesquisa pública no Estado está muito além de transferir e gerar tecnologia. É uma ação libertadora que constrói conhecimentos contribuindo para formação do cidadão da roça e na luta pelos seus direitos.

No ultimo dia 16 de novembro o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) comemorou 60 anos junto à sociedade capixaba articulando ações em prol do agricultor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no Espírito Santo, propiciando a aproximação dessa riqueza natural e cultural com a cidade.

Inobstante os anos de serviços prestados com êxito a existência do INCAPER encontra-se ameaçada. Prova disso é o descaso contemporâneo situado na fala e nas ações do diretor presidente do INCAPER Marcelo Suzart de Almeida quando afirma, após breve reconhecimento desta história, que “para os próximos 60 anos do Incaper, quebra de paradigmas e interdependência são as palavras de ordem”... Pregando um discurso de que é preciso “garantir e gerar oportunidade aos jovens do campo pela sucessão familiar” e “fortalecer o protagonismo do INCAPER no agronegócio capixaba”. Em sequência afirma que “o Incaper é uma instituição com um capital humano muito qualificado em todas as áreas de atuação”.

Diante de preleção tão farta entusiástica era de se entender que este gestor tem um forte compromisso com o Incaper e com os trabalhadores da Assistência Técnica da Extensão Rural e da Pesquisa Pública no Estado. Essa, todavia é uma realidade longe da atualmente vivenciada pela Autarquia e seus Servidores.

Na verdade, o discurso do Senhor Marcelo na comemoração dos 60 anos do INCAPER é uma clara demonstração do seu pouco conhecimento dessa instituição pública, principalmente quando é público e notório que o foco da autarquia é o atendimento ao agricultor familiar e não à indústria do agronegócio.

Sua gestão coloca em curso um processo de desestruturação e depauperação do INCAPER marcada pela redução do seu orçamento pelo Governo do Estado, comprometendo a ação extensionista cidadã, MARCA REGISTRADA DESTES 60 ANOS, gestão esta caracterizada por práticas intimidativas junto aos servidores, com a clara intenção de cerceamento dos direitos legais de participação destes em eventos de natureza sindical e associativa, ferindo e desrespeitando as legislações vigentes, numa demonstração de sua falta de capacidade administrativa e gerencial necessária à frente do comando desta Autarquia.

Mas como extensionistas NÃO SEREMOS VENCIDOS POR GESTORES PÚBLICOS SEM HISTÓRIA E SEM COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA NO ESTADO. Somos “críticos, corajosos, teimosos, pacienciosos, perseverantes e com uma enorme capacidade de luta” e por isto comemoramos sim, pois nossa história e nossa perseverança na defesa destes ideais, não será um gestor e um governo sem história e compromisso com a ATER e Pesquisa Pública e com a agricultura familiar e camponesa do Estado pelos próximos 60 anos que ira mudar esta história.

  

 

[1] Engenheiro agrônomo

CREA – ES 2146 D / 11ª Região

Graduação em Agronomia – UFES, Alegre – ES

Coordenador Executivo da FASER                                                                                                                                                                                                                                 

Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica, da Extensão Rural e do Serviço Público Agrícola do Brasil

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br