Na Assembleia da Asbraer, Faser renova esforços para solidificar políticas públicas para a ATER

Objetivo é estruturar cada vez melhor os serviços de ATER no País

 Carlão posse Asbraer

A 52ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) que reelegeu (5/4) Argileu Martins da Silva por unanimidade para presidir a entidade no biênio 2017/2019 contou com a participação do coordenador-geral da Faser, Carlos Carvalho. O vice da Asbraer é o presidente do IPA, de Pernambuco, Gabriel Alves Maciel. “Defendemos a valorização da ATER pública oficial. Estamos somando esforços, estratégias eficazes para solidificar as políticas públicas da agricultura familiar”, disse Carvalho.

Na oportunidade, houve também a prestação de contas de 2016 da Entidade, a eleição do Conselho Diretor da Asbraer, a proposta de ampliação do projeto Correspondente Bancário (Coban), para as Emateres de todo o país; a apresentação do Projeto de lei que altera a Lei Nº12.897/13 (Lei da Anater); a Plataforma de Informações da Asbraer e a assinatura do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento da Ater. O instrumento viabiliza o repasse de recursos do Governo Federal para os Governos dos Estados por meio da Anater. O primeiro contrato de gestão viabilizará assistência técnica para 10 mil famílias, em nove estados (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo).

Nesta quinta-feira (6), o evento começou às 8h, com uma palestra do presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim. Os presidentes das Emateres do Paraná e do Piauí falaram sobre o arcabouço legal de ATER no seu estado e sobre bonificação dos técnicos no Piauí. Logo após, Manoel de Souza Borges apresentou a proposta de ampliação das atividades do projeto Pró-Genética e um representante do Consepa explicou sobre missão técnica internacional. Argileu apresentou a Plataforma de Informações da Asbraer, ferramenta que tem por objetivo possibilitar a interação, capacitação, troca de experiências e a oferta de aplicativos entre profissionais e instituições públicas e privadas, que atuam no serviço de assistência técnica e extensão rural, possibilitando o fortalecimento do trabalho das instituições e dos extensionistas. (Cecília Gonçalves)

 

 

 

 

 

 

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br