Faser espera que Projeto Piloto de operacionalização da Anater atenda anseios da extensão rural

A Faser  defende a importância do fortalecimento das ações de assistência técnica e extensão rural  (Ater) nos estados. Além disso, a Faser  desenvolve com os Poderes  várias frentes de trabalho em defesa, consolidação e fortalecimento da Ater pública oficial. “A ação da Faser é para que a extensão rural seja consolidada nos Estados, trabalho feito de diversas maneiras, com apoio da Frente Parlamentar de Ater,  buscando parceiros, para dar novo fôlego à agricultura familiar, entre outros”, explicou Carlos Carvalho, coordenador geral da Fazer.

Para os extensionistas, onde não tem Ater levando as políticas públicas as populações ficam vulneráveis. (Cecília Gonçalves Nunes/ foto Gerúsia Arruda/Anater)

http://www.emater.df.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1926:lancamento-de-projeto-piloto-marca-inicio-da-operacionalizacao-da-anater&catid=47:noticias&Itemid=125

 

http://www.faser.org.br/index.php?i=195&t=2

 

Lançamento de Projeto Piloto marca início da operacionalização da Anater

Projeto marca o início da operacionalização da Anater e vai atender agricultores familiares dos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo, além do Distrito Federal

 

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) lançou oficialmente, nesta sexta-feira (12), o Projeto Piloto, dando início efetivo à operacionalização de suas ações. O lançamento reuniu representantes das Emateres dos estados que irão participar do projeto na sede da Anater, em Brasília/DF, para planejamento das ações que serão executadas junto aos agricultores familiares, nas cinco regiões do País. O Projeto vai atender 10 mil famílias e formar 1200 extensionistas rurais dos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grane do Sul, Rondônia e São Paulo, além do Distrito Federal.

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, destaca que o Projeto Piloto será a experimentação dos processos que foram desenvolvidos pela Anater. Estamos em um evento marco. O que estamos discutindo aqui vai se tornar uma referência para tudo o que a Anater vai fazer daqui para frente. Nossa expectativa é que o projeto se traduza em melhoria dos aportes de recursos para a assistência técnica e extensão rural, resultando na prestação de serviços com maior abrangência e mais qualidade, explica o presidente.

Durante a reunião, os representantes das Emateres esclareceram as dúvidas em relação ao instrumento específico que vai regular as ações previstas no projeto e os critérios para elaboração do plano de trabalho. Também foi apresentado o sistema de gestão de Ater, desenvolvido pela Anater, que vai possibilitar o acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações. 

Para o presidente da Emater do Distrito Federal e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Argileu Martins da Silva, o lançamento do Projeto Piloto representa um marco importante para o setor. Estamos conciliando as demandas, as necessidades do ponto de vista técnico e administrativo das Emateres, com aquilo que a Anater tem construído e tem a ofertar. Desse processo vai resultar, com certeza, uma parceria muito inteligente para ajustarmos ou convergirmos aquilo que os Estados têm com aquilo que o governo federal tem, através da Anater. Por isso é hoje é um dia muito importante para todos nós, avalia.

O presidente da Emater Paraná, Rubens Ernesto Niederheitmann, diz que o lançamento do Projeto é aguardado com muita expectativa. Nós cremos que a Anater vai nos ajudar a fortalecer muito o serviço de extensão rural. O Paraná vem se adequando ao longo do tempo, com sua lei estadual de Ater, treinando suas equipes, aguardando as orientações da Anater. E agora com a definição do Pacto e o regulamento de credenciamento das entidades, só resta definir as metas a serem atingidas. Estamos formando as equipes que vão gerenciar esse projeto e a preparação dos principais executores das ações. Dessa reunião hoje poderemos sair com um plano bem definido. O Estado do Paraná, e acredito que os demais também, está ansioso para colocar esse trabalho em prática. Por isso a reunião é de suma importância para começarmos a operacionalizar esse trabalho de articulação que a Anater está coordenando no Brasil inteiro, conclui. (Gerúsia Arruda/Anater)

 

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br