Faser discute plano de trabalho para acesso aos recursos da Anater

Entidade está concluindo programação do Seminário Ater que queremos e o Brasil Precisa

 

                                                      Conhecer a metodologia e a descrição do plano de trabalho para acesso aos recursos da ANATER

Emater DF

O coordenador geral da FASER Carlos Carvalho e o coordenador executivo Adolfo Brás Sunderhus estiveram reunidos nesta terça feira (06/6), às 14 horas, com o Gerente de Operações da EMATER-DF Cleison Medas Durval, representante da FASER no Comitê de Relações Internacionais do CONDRAF.

O objetivo desta reunião foi discutir a metodologia e a elaboração do plano de trabalho para acesso aos recursos da ANATER dentro do Pacto Nacional de ATER.

"Podemos observar que a forma operacional de realizar este plano de trabalho está simplificada, em relação aos modelos anteriores, e este dialoga com a unidade de produção e não simplesmente com as cadeias produtivas, o que possibilita a execução de ações de ATER em seus diversos instrumentos metodológicos", disseram os coordenadores da Faser.

Acrescentando que vale destacar que o plano de trabalho busca promover uma relação mais dialógica com a diversidade de produção e com os novos ambientes e conceitos de produção e inclusão social das famílias rurais.

 

                                                                                          Programação do Seminário “A Ater que queremos e o Brasil precisa”

 

O coordenador geral da FASER Carlos Carvalho e o coordenador executivo Adolfo Brás Sunderhus estiveram reunidos nesta terça feira (06.6), às 17 horas, com a equipe administrativa do deputado federal José Silva, presidente da Frente Parlamentar de ATER na Câmara dos Deputados, com objetivo de fecharmos a programação do Seminário que acontecerá no Estado do Ceará.

Ficou definido que o Seminário irá acontecer no dia 03 de julho de 2017 em Fortaleza na Assembleia Legislativa com a presença de autoridades e lideranças locais ligadas diretamente a Agricultura Familiar do Estado. Estarão presentes ainda os dirigentes nacionais da ATER pública e da Câmara de Deputados.

Esta coordenação entende que este evento se traduz em uma riqueza com singular importância para que os trabalhadores da ATER pública oficial do Estado possam discutir as reais necessidades da ATER no Estado bem como suas ameaças e oportunidades, no propósito de fortalecer a luta os trabalhadores da ATER pública oficial e a agricultura familiar do Estado.

Destacamos ainda que nesta oportunidade a FASER se fará representar através de seus órgãos colegiados.

 

O coordenador geral da FASER Carlos Carvalho e o coordenador executivo Adolfo Brás Sunderhus estiveram reunidos nesta quarta feira (07.06.2017), às 10h30min, com deputado federal José Silva, presidente da Frente Parlamentar de ATER na Câmara dos Deputados, com objetivo de avaliar o Plano Safra 2017/2018 da Agricultura Familiar, o Decreto 9.064/17 e Emendas Parlamentar para o fortalecimento da FASER.

Em relação ao Plano Safra, os coordenadores destacaram os seguintes pontos que causam preocupação: 1) Manutenção dos mesmos valores do plano safra anterior para agricultura familiar, enquanto para Agricultura do Agronegócio houve uma aumento em torno de 50% (cinquenta por cento). 2) Para Agricultura Familiar foram mantidas as mesmas taxas de juros antes aplicadas enquanto que a Agricultura do Agronegócio recebeu uma redução de 1% nominal na taxa de juros antes aplicada.

Outro tema se deu em torno do Decreto 9.064/17 de 31 de maio de 2017 em que fica evidente que o mesmo comete uma série de erros conceituais em especial ao texto em que diz respeito a definição de família rural em sua plenitude e no seu Art. 3º que se contradiz no que define a Lei 11.326 de 24 de julho de 2006. A preocupação que a FASER levou ao deputado e na qualidade de presidente da Frente Parlamentar de ATER se reveste em que estes “equívocos” podem trazer sérias e irreparáveis sequelas na aplicação e na abrangência das políticas públicas a agricultura familiar do Brasil, conquistadas a partir de muita luta e esforço nestes últimos 20 anos. De imediato o deputado já providenciou que sua equipe entenda com mais profundidade deste Decreto para desenvolver as ações necessárias para o entendimento do mesmo.

Destacamos que estas atitudes revelam que este governo não reconhece a importância estratégica da agricultura familiar em especial na produção de alimentos e para segurança alimentar interna da sociedade brasileira.

Neste sentido o deputado se comprometeu a buscar  entendimento destas questões e encaminhar proposições a FASER para manter sempre ativa a sua luta em defesa da ATER pública e para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Brasil.

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br