Em Brasília, Faser busca recursos para agricultura familiar

Entidade defende que agricultores familiares recebam os mesmos incentivos que o agronegócio

 O coordenador geral da FASER Carlos Carvalho e o coordenador executivo Adolfo Brás Sunderhus estiveram reunidos nesta quarta feira (07/6.), às 9h, com deputado federal Heitor Schuch, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar na Câmara dos Deputados com objetivo de avaliar o Plano Safra 2017/2018, buscar recursos via emenda parlamentar para o fortalecimento institucional da FASER e o Decreto 9.064/17.

Em relação ao Plano Safra, estes coordenadores destacaram os seguintes pontos que causam preocupação: 1) Manutenção dos mesmos valores do plano safra anterior para agricultura familiar, enquanto para Agricultura do Agronegócio houve uma aumento em torno de 50% (cinquenta por cento). 2) Para Agricultura Familiar foram mantidas as mesmas taxas de juros antes aplicadas enquanto que a Agricultura do Agronegócio recebeu uma redução de 1% nominal na taxa de juros antes aplicada.

Em relação às Emendas Parlamentares foi mostrado para esta coordenação através da assessoria do deputado os caminhos necessários para busca e operacionalização dos recursos destacando que é necessário a organização interna da FASER na agilidade do encaminhamento de projetos neste sentido.

Em relação ao Decreto 9.064/17 de 31 de maio de 2017, destacaram a preocupação da FASER diante dos equívocos conceituais que se mostram evidentes, sobretudo podendo impactar de forma negativa a aplicação de políticas públicas para Agricultura Familiar.  Neste sentido, o deputado já de imediato propôs uma audiência pública, que teve apoio imediato desta coordenação colegiada executiva nacional da FASER e já recebemos a informação de que a sua assessoria já protocolou este pedido a Câmara de Deputado.

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br