Goiás e São Paulo se preparam para as ações do Projeto Piloto da Anater

Representantes da Emater de GO e da Cati de SP, com a equipe da Anater, estão elaborando o plano de trabalho para prestação de Ater a agricultores familiares nos dois Estados

 anater2

 

 A equipe técnica da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) continua, nesta semana, a elaboração dos planos de trabalho do Projeto Piloto, que será realizado nos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo, além do Distrito Federal. Ao todo, o projeto vai beneficiar 10 mil famílias e formar 1200 extensionistas, com investimento de R$15 milhões, anualmente, até abril de 2020, divididos proporcionalmente ao número de famílias beneficiadas.

Nesta terça e quarta-feira, representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Goiás (Emater-GO) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de São Paulo (Cati) estão na sede da Anater, em Brasília-DF, elaborando o plano de trabalho para prestação de assistência técnica e extensão rural (Ater) a agricultores familiares nos dois Estados.

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, destaca que é grande a expectativa em relação à atuação da Anater. “É uma proposta nova de assistência ao agricultor familiar, de forma integrada às políticas públicas voltadas para o setor, com diagnóstico, monitoramento e avaliação de resultados, que estamos chamando de Nova Ater. Mas estamos fazendo essa construção junto com as entidades prestadoras de Ater, considerando as especificidades de cada Estado, de forma que a assistência a ser ofertada aos agricultores e suas organizações econômicas chegue ao campo com uma nova estrutura, com mais qualidade e maior abrangência”, explica.

O chefe de gabinete da Emater-GO, Antelmo Teixeira Alves, diz que o projeto é uma expectativa para o Estado desde quando se começou a falar na criação da Anater. “Participamos de todas as etapas de discussão de como seria essa parceria da Anater com as instituições prestadoras de Ater, da construção do instrumento de parceria, da operacionalização das ações, e agora, nessa consolidação, vemos que o projeto contempla todos os elementos previstos nessa construção. No caso específico da Emater de Goiás, há muita convergência na forma como estamos atuando em nosso Estado com a proposta da Agência. Inclusive recebemos a equipe técnica da Anater em Goiás, no início do ano, para conhecer o trabalho que estávamos fazendo. Não vou dizer que a execução vai ser fácil, mas certamente será muito prazeroso, exatamente porque fizemos parte das discussões”, avalia.

Em Goiás, o projeto vai beneficiar, inicialmente, 500 famílias. Segundo Antelmo Teixeira, serão priorizadas as famílias que já estão com um nível de organização um pouco mais afinado para que não haja descontinuidade nos trabalhos. “Em Goiás são cerca de 90 mil agricultores familiares, tendo a pecuária de leite como atividade predominante.  Com o projeto em parceria com a Anater, somado ao recurso do Estado, será possível dar mais qualidade ao atendimento. Esse recorte com as 500 famílias servirá para nortear as ações a partir da avaliação dos resultados”.

Alexandre Mendes, assessor técnico de políticas públicas da Cati, explica que as ações produtivas tradicionais do Estado se encaixam perfeitamente com a proposta da Anater. “Nosso trabalho de extensão na Cati está voltado para cadeias produtivas regionalizadas, e nosso público tradicional prioritário é o agricultor familiar, e a expectativa é muito grande com essa parceria, porque vai contribui com a troca de conhecimento e experiências, além de complementar o recurso financeiro para melhorar o atendimento aos produtores”.

Em São Paulo, esta etapa do projeto vai beneficiar 1000 famílias de agricultores e, de acordo com Alexandre Mendes, serão priorizadas duas cadeias específicas que são da oleicultura e fruticultura e também a cadeia produtiva de leite. Segundo o assessor, o Estado possui em torno de 150 mil agricultores familiares. “Diferentemente de convênio, o projeto da Anater tem um formato inovador, que permite um planejamento das metas com mais liberdade e menos burocracia na execução, e certamente os resultados serão muito positivos”, finaliza.

Os próximos estados a elaborar o plano de trabalho são Paraná e Rio Grande do Sul.

          

Jerúsia Arruda

Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)

Assessoria de Comunicação

Contatos: (61) 2020-0905 / 99241-3607 -  imprensa@anater.org

www.anater.org

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br