Com novo instrumento de trabalho Anater deve começar a operar nos estados

O presidente da Asbraer e da Emater-DF, Argileu Martins se reuniu nesta quarta-feira (12), com o presidente da Anater , Valmisoney Moreira Jardim para debater sobre um instrumento específico de pactuação que possa acelerar e formalizará a parceria e o repasse de recursos para os Estados.
Durante a reunião os dirigentes alinharam que todos os 19 estados onde ocorreram a construção do plano de trabalho da Anater, devem receber uma minuta do Instrumento Específico para avaliação e sugestões.
“O Ater vai deixar o campo mais forte e beneficiará todas as Emateres. A extensão trabalha como agente de inovação e o produtor vê isso lá na ponta. É uma extensão de resultado que alia ação técnica e políticas públicas ”, afirma Martins.
O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, destaca que o Pacto pela Nova Ater se configura como um marco histórico para o meio rural brasileiro. “Nos últimos meses, a Anater se estruturou e se instrumentalizou, e agora inicia a operacionalização dos serviços junto aos produtores rurais. A previsão é que, até o fim desse ano, as ações da Anater alcancem pelo menos 200 mil famílias de produtores rurais”.

Extensão sustentável

Martins ainda destacou a importância de além de tecnificar esse produtor, levá-lo para um padrão mais sustentável, pois existe um enorme desafio de incluir a massa de agricultores brasileiros em um processo de educação e gestão. “É importante ressaltar que a implementação de políticas que influenciam o setor agropecuário é segmentada, e que é necessário a articulação de todo o governo para o sucesso de qualquer iniciativa”, frisa.

Fonte: Asbraer

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br