XIII Confaser recomenda trabalhos sobre Estado da Arte da Extensão e da Pesquisa Agrícola Oficial

“Escreva de seu jeito, Conte suas histórias ou estórias”

 

 agric familiar1

A propósito dos trabalhos que serão apresentados no XIII Confaser, a Comissão Organizadora lembra que devido a importância do Tema e a necessidade de atualizar os dados sobre a Extensão Rural Brasileira, solicita que todas filiadas façam esforço e  apresente pelo menos  um dos trabalhos relacionados com à tese " Estado da Arte da Extensão  Rural e da Pesquisa  Agrícola Oficial ".

“Solicitamos que os colegas tragam para  Reunião  uma  prévia  do  número   estimado   de  trabalhos  que  serão apresentados”, disse Carlos Carvalho, coordenador-geral da Faser.

 

Recomendações para elaboração dos trabalhos e pôsteres ao XIII Confaser

“Escreva de seu jeito, Conte suas histórias ou estórias”

 

http://faser.org.br/confaser/ aqui todas as informações sobre o XIII Confaser

O XIII Confaser tem como tema central a Extensão Rural e Cidadania. Este evento se expressa pelo congraçamento, troca de conhecimento, experiências, aprofundamentos e valorização de trabalhadores e trabalhadoras vinculados aos serviços de ATER e Pesquisa do Setor Público Agrícola Estadual do Brasil como um momento político de formação e de valorização das diferentes categorias e do estabelecimento de diretrizes que nortearão a Faser.

O XIII CONFASER foi pensado, construído, discutido e aprovado, de forma participativa, no Congresso Extraordinário realizado em Confins – MG em novembro de 2017. Sua estrutura está organizada em dois Grupos: A Ater e a pesquisa agrícola como políticas de estado, e a organização social dos trabalhadores de Ater.

 Os trabalhos escritos e em pôsteres ao XIII Confaser deve ter como foco o Tema Central – Extensão Rural e Cidadania e deve indicar a que Grupo e Tese o mesmo se refere. Trabalhos e pôsteres devem expressar o dia a dia dos trabalhadores e trabalhadoras da Ater e da Pesquisa Pública agrícola oficial e estadual do Brasil, entendendo-se aqueles e aquelas que trabalham nas diversas ações sejam técnicos, administrativos ou de apoio, de qualquer nível de formação. A Faser entende que os trabalhos devem trazer o jeito e forma de trabalhar dos trabalhadores e trabalhadoras na extensão rural, assistência e a pesquisa pública oficial e estadual do Brasil.

A intenção é discutir seriamente a extensão rural e a pesquisa a partir dos trabalhos encaminhados. “Escreva de seu jeito, Conte suas histórias ou estórias”. “Casos vividos”. Sucessos alcançados. Resultados obtidos e também, se quiserem, dificuldades e problemas, aí seria muito bom, apresentar sugestões para superar, se possível, estes obstáculos. Vamos contar a história a partir de nosso ponto de vista, de nossa vivência e de nossa experiência. Vamos fazer um retrato da Ater e pesquisa no Brasil a partir do nosso trabalho, do nosso ponto de vista. Vamos dar opinião e apontar pontos que nos interessa discutir nas Rodas de Conversa. Para isso deve ser enviados trabalhos.

Os trabalhos escritos serão sistematizados por um facilitador e servirá de base para discussão em 9 (nove) Rodas de Conversas. Uma para cada tema apresentado no Caderno de Teses. Os pôsteres serão apresentados em ambientes especialmente preparados para este fim e consta da programação horário e local de apresentação.

É importante destacar, que todos os trabalhos encaminhados pelas filiadas da Faser serão aceitos. Porque cabe a cada filiada definir se deve ou não enviar o trabalho. Ela deverá decidir se o trabalho discute o tema e a tese. O trabalho pode ter a participação de agricultor, de outro colega de trabalho, seja aquele de campo ou do escritório. O XIII Confaser que agregar aqueles que fazem a extensão e a pesquisa, reconhecendo a enorme importância daqueles que no escritório oferecem apoio ao trabalho. Dos extensionistas se espera envio de trabalhos ou pôsteres relacionados ao trabalho ou a organização da qual são filiados.

Agric familiar3

Destacamos ainda, que esperamos que as filiadas escrevam sobre o atual estado da arte da extensão em cada estado. Há muitas opções. O modelo não é mais o mesmo. Há agências. Há empresas públicas. Há ONGs etc. Como e qual a situação da extensão em cada caso. Como se organizam? Quem trabalha com extensão? Como os trabalhadores da extensão participam da gestão das empresas? Tem planos de carreiras? Plano de saúde? Há incentivo para se realizar capacitações?

Este envolvimento é fundamental para o sucesso do XIII CONFASER, por isso é importante a participação de cada uma de suas filiadas, esclarecendo, informando e motivando que seus filiados e associados apresentem suas contribuições que farão parte, integralmente,  dos ANAIS do XIII Confaser.

Estamos trabalhando duro para receber cada um, de forma fraternal, no Espirito Santo, na certeza que faremos um grande Congresso, independente das dificuldades. Afinal estamos acostumados com dificuldades e a superá-las. Até novembro.

               

Comissão Organizadora do XIII CONFASER

 

 (Cecília Gonçalves Nunes/Imprensa Faser).

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br