FASER propõe a recriação do MDA

e cobra a volta do ministério para atender mais de 5 milhões de unidades de agricultura familiar

A Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil – Faser, defende a permanência do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, extinto pelo presidente interino Michel Temer. A entidade manifesta ao Governo a necessidade de manter e fortalecer os serviços públicos estatais de assistência técnica e extensão rural – Ater, visando atender às mais de cinco milhões de unidades de agricultura familiar no Brasil. A Faser representa uma rede de agentes de desenvolvimento rural sustentável por meio dos serviços de Ater que congrega mais de 26 mil profissionais, atuantes em 5.298 municípios brasileiros. E encaminha proposta ao País para o fortalecimento da Política pública e das ações de Ater pública e estatal para o Brasil Rural.

A luta para o governo recriar o MDA foi defendida na Câmara Federal, nesta terça-feira, 24, pelo coordenador de relações institucionais da Faser, Gilmar Brunetto, que considerou a extinção do MDA “uma infelicidade. Os milhões de agricultores familiares e extensionistas rurais vão exigir a volta do Ministério”, disse Brunetto.

O coordenador-geral da Faser, Carlos José Carvalho, encaminhou proposta para o fortalecimento da política pública e das ações de Ater pública e estatal para o governo federal, governos estaduais, Assembleias Legislativas, movimentos sociais, entre outros.

“O objetivo é recriar o MDA pela sua importância estratégica para a soberania alimentar, o desenvolvimento rural sustentável, a inclusão social e econômica de brasileiros e sua contribuição econômica para o equilíbrio das contas públicas”, diz o documento. E prossegue defendendo que agricultura familiar demanda, proporcionalmente, poucos recursos e é fundamental no processo produtivo, inclusive na pauta de exportação, bem como na produção de alimento, em especial o abastecimento interno. Propondo que todas as políticas direcionadas a agricultura familiar e desenvolvimento agrário sejam executadas pelo MDA. Criação e implantação do Sistema de Ater, Estruturação da Anater (Agência Nacional de Ater), promoção da sucessão familiar rural, implantação da PNATER, políticas de agroecologia entre outras. Leia íntegra das propostas da Faser. (Cecília Gonçalves/Faser).

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br