As atitudes humanas e a in-sustentabilidade diante de nossas urgências

Parte I

 paisagem

 

SUNDERHUS; Adolfo Brás1

 

Vivemos a antecipação de inquietudes ambientais e sociais projetadas para esta década, e aquelas previstas para somente daqui a cinco décadas. Profundas alterações climáticas, perda das camadas de solos férteis, seca de nascentes e cursos de água, destruição de rios e mares, desaparecimento das florestas e dos animais, surgimento de novas doenças, drástica redução da qualidade de vida e uma profunda sensação de que o tempo encolheu, e que não o encontramos mais. A vida encolheu e está exaurindo, secando diante desta realidade.

As nossas tarefas diárias tão urgentes, não nos deixa parar para refletir sobre o suicídio coletivo que representa o atual estilo de vida em que nos envolvemos das empresas e dos gestores públicos. Na agricultura aumentamos a produção e o consumo, aumentamos a degradação ambiental e estamos sempre prontos para justificar politicamente mais degradação. Para justificar este processo criamos cada vez mais novos empregos, para atender cada vez mais pessoas que nascem e começam a consumir, a produzir resíduos e a fazer mais pressão sobre os recursos naturais.

Somos a espécie dominante na Terra, com um comportamento predatório e imediatista, de querer tudo, sempre mais e agora. O atual modelo de desenvolvimento tem como característica gerar enriquecimento para uma pequena parcela da sociedade, e como consequência gera uma forte exclusão social, uma forte concentração de riqueza e todos degradam comprometendo as gerações futuras.

E falo de uma degradação para além da ambiental. De uma ação destruidora dos sonhos e das perspectivas de sermos felizes e de podermos construir um forte espírito de solidariedade e de práticas associativas e comunitárias, vencendo as individualidades tão presentes.

 

1.Engenheiro Agrônomo

Agente de Extensão em Desenvolvimento Rural - INCAPER

Coordenador Executivo da FASER

Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br