Faser participa de live"A Extensão Rural: agente de desenvolvimento econômico, social e ambiental"

sobre a ATER no contexto nacional e uma análise e busca de perspectivas para o Rio Grande do Sul

 

 LIVE 1 ATER

No dia 7 de agosto a FASER participou de uma live com o tema Extensão Rural: Agente de desenvolvimento econômico, social e ambiental, evento promovido pela Associação dos Servidores da Ascar/Emater-RS (ASAE), filiada da FASER. Foram debatedores o Deputado Federal Zé Silva (Solidariedade/MG), Lucia Morais Kinceler (Coordenadora Geral da FASER) e o Extensionista Ricardo Capelli da ASCAR/EMATER-RS. Foram moderadores Isolete Magali Georg Bacca (Presidente da ASAE) e Daniel Farias (Vice-presidente da ASAE).

O objetivo era trazer um debate sobre a ATER no contexto Nacional e uma análise e busca de perspectivas para o Rio Grande do Sul, num diálogo com os diferentes atores de ATER. A live que tinha como público alvo os agentes de ATER do Rio Grande do Sul acabou sendo ampliada para os demais estados da federação. Foram três blocos de discussão: Orçamentos, Trabalhadores e Perspectivas Futuras da ATER em nível nacional e estadual.

Os recursos para a execução da política pública do setor agrícola estão cada vez menores. A discussão foi no sentido de trazer esclarecimentos sobre quais são as dificuldades em priorizar a área da agricultura, de enorme importância no desenvolvimento econômico de todas as regiões do país, que mantém uma alta produtividade graças ao trabalho feito pelas empresas de ATER de cada estado, e que foi o setor econômico que trouxe o equilíbrio nesse momento da pandemia. Se a agricultura deveria estar com orçamento acima de 1 bilhão de reais, porque temos que lutar para termos um mínimo de 500 milhões, contando com o esforço da Câmara Federal no sentido de propor projetos para ampliação ao orçamento de 52 milhões atualmente disponíveis à ANATER?

É obrigação do governo ter uma Lei de Diretrizes Orçamentárias que prioriza os recursos necessários aos serviços que atendem os produtores rurais a terem uma produtividade alta de produtos alimentares de qualidade. Empresas e trabalhadores saem do seu foco de trabalho para atuarem na busca de recursos que deveriam estar garantidos.

O enxugamento do quadro de trabalhadores, a baixa valorização e a redução constante de salários e perdas de benefícios, o aumento de atribuições e o amadurecimento da faixa etária dos trabalhadores são entraves para a manutenção dos serviços nos estados. Esperamos uma atuação forte de nossos representantes nas Assembleias Legislativas, na Câmara Federal e no Senado para manter alimento saudável na mesa de cada cidadão.

O link para acesso à live é

https://www.facebook.com/watch/live/?v=302740147615130&ref=watch_permalink

 ATER 7

 

ATER 8ATER 12

ATER 10

 

ATER9

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br