A ater e a agricultura familiar como política pública para o desenvolvimento sustentável

desenvolvimento sustentável local e territorial

 

 

Sunderhus, Adolfo Brás.

 

Engº agrônomo.

 

Operário da terra. Aprendendo com as práticas e experiências dos / as agricultores (as) familiares.

 

Isso é o que eu sei. Isso é o que eu digo.

 

Por um lugar na roça e no roçado, para todos e todas, mais justo e solidário!

 

A produção de alimentos em sua evolução histórica passou por diversas “evoluções” sociais, produtivas, favorecimento de definido e ambiental, tendo como protagonistas os / as agricultores (as) familiares e os diversos “governos”, organizados a partir da década de 60, tendo o ensino a pesquisa e a extensão como seus pilares fundamentais.

 

Com a revolução verde como universidades, como instituições de pesquisa e extensão rural capacitar-se os principais propulsores deste modelo de crescimento econômico produção, tendo a introdução de pacotes tecnológicos direcionados para utilização intensa dos “insumos modernos” e máquinas com foco no aumento da produtividade , da produção final e na geração de riqueza.

 

Sob este manto nasce o sistema de extensão rural com forte influência norte-americana que visava superar a “agricultura atrasada” aqui vigente.

Neste sentido, iniciado-se um forte processo de “educação” do agricultor não no viés de sua cultura mas no sentido de prover e implantar sob qualquer preço uma inversão em seu sistema produtivo pelo uso dos insumos industrializados, máquinas e equipamentos, tendo como verdadeiro que o uso destes “insumos modernos” levaria o / a agricultor (a) e sua família a saírem da estagnação produtiva, a saírem de uma agricultura atrasada para a modernidade de produção levando a uma nova dinâmica social e de mercado, vendendo o “sonho ”De produzir e vender mais com a melhor qualidade e maior retorno de capital.

 

Adota-se como modelo de desenvolvimento uma agricultura de base tecnicista que leva em consideração apenas os processos técnicos de produção sem observar as relações e questões culturais e o sabre geracional do agricultor e de sua família, suas relações sociais e com os ecossistemas de produção.

Na prática este modelo tem como objetivo e implantar um todo traje um novo conceito de produção de alimentos sem que seja observadas como experiências e objetivos das pessoas e das famílias que estão sendo participantes e atendidas por este novo “modelo”.

 

Como definição, extensão rural é um processo educacional que busca interpretar e responder, de maneira apropriada, como mensagens de mudanças que interessam à promoção do desenvolvimento sustentável a partir das opções vivas que o integram.

Trata-se, portanto de estender a todos e todas que fazem parte da roça conhecimentos e habilidades que atendem como reais necessidades dos alunos (as) e de sua família que podem oportunizar mudanças sociais e produtivas para melhoria de qualidade de vida e vida com qualidade .

 

Portanto, o grande desafio da ATER enquanto política pública de Estado, está justamente em desenvolver processos e participativas que oportunizem a inclusão dos / como agricultores (como) familiares como os principais protagonistas desta política a partir de sua visão e interpretação à aplicação de novas tecnologias , tornando-os agentes ativos do processo, valorizando seus saberes e conhecimentos e respeitando suas necessidades.

 

E necessário estabelecermos um procedimento de pesquisas e transferências tecnológicas de natureza dialógica e dinâmica que valorizem a experiência e as práticas do / da agricultor (a) familiar contribuindo para o fortalecimento de conhecimentos entre pesquisa e agricultor (a) sendo ambos estimulados ao trabalho coletivo na construção de saber e conhecimento, princípio este que valoriza e fortalece o processo participativo das pessoas que nele estão representadas.

Acesse prosanaroça

 

https://prosanaroca.wordpress.com/2021/07/15/a-ater-ea-agricultura-familiar-como-politica-publica-para-o-desenvolvimento-sustentavel-local-e-territorial/

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br