Os desafios da Ater pública em discussão no Seminário Virtual da FASER

Trabalhadores e trabalhadoras do setor no país vão se reunir para trocar experiências e construir soluções conjuntas

Na próxima semana, na terça, dia 22 de março, empregados e servidores das empresas e demais entidades de Ater de todo Brasil participam do Seminário Virtual da FASER. Eles vão discutir a “Essencialidade da Ater pública: contexto histórico e desafios na atual conjuntura”. Toda a programação vai ser transmitida pelo canal da FASER no YouTube https://youtu.be/UFqIojRoq-o, das 15 às 19hs.

Para não perder o Seminário ative sininho de lembrete em: https://youtu.be/UFqIojRoq-o

O Seminário é uma realização da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa do Setor Público Agrícola do Brasil (FASER). Ele é um preparativo para o XIV Confaser, que vai acontecer em junho em Brasília.

“Um dos grandes desafios do atual momento no serviço da Ater é a queda de investimentos e o baixo número de trabalhadores no setor”, diz a coordenadora geral da FASER, Lúcia Kinceler. Ela cita também a falta de investimentos na qualificação dos trabalhadores e trabalhadoras para uso das novas tecnologias, a Ater 4.0. “A conjuntura econômica, principalmente depois da pandemia, diminuiu ainda mais os recursos para assistência técnica e extensão rural e discutir isso é essencial para garantir o oferecimento de um trabalho de excelência”, diz.

O objetivo é trocar experiências e construir soluções de forma conjunta. Para isso o Seminário vai contar com importantes palestras de profissionais de renome do setor: “A política pública de Ater no Brasil: Desmonte e controvérsias”, com a Dra. Sônia Bergamasco, professora da UNICAMP, UNESP/Botucatu e UFSCar; “A conjuntura econômica em 2022”, com a Supervisora do escritório regional do Dieese/DF, Mariel Angeli Lopes; e “Propostas de Metodologias Pedagógicas participativas para uma Ater 4.0”, com o professor Dr. Luiz Fernando Zuin, da USP. O Seminário vai contar ainda com o relato do diretor de ATER da Epagri, Humberto Bicca Neto, e dos extensionistas da Epagri, Flávia Oliveira e Filipe Espíndola, sobre as experiências em “Ater em tempos de pandemia: metodologias de extensão rural digital” e perspectivas de incorporação dessas metodologias na rotina dos extensionistas.

Veja a programação

programa

Conheça um pouco mais sobre os palestrantes:

canal

Além do Seminário Virtual, a próxima semana terá uma série de atividades importantes para a federação e suas filiadas. Também no dia 22, no período da manhã, vai acontecer a Assembleia Geral da FASER, de forma presencial em Brasília, onde será feita a apreciação e aprovação das contas do exercício de 2021 e do pedido de filiação da APAER-SP. Nos dias 23 e 24 acontece a reunião do Conselho Deliberativo, para discutir os preparativos do Confaser e os detalhes do processo Eleitoral para a nova diretoria da FASER, que vai acontecer durante o Congresso em junho. Está programada também visitação aos locais do Confaser.

Acompanhe nossas redes para se manter sempre informado:

https://www.faser.org.br/
https://www.facebook.com/faser.org.br
https://www.instagram.com/faser_federacao_/
https://www.youtube.com/channel/UC_uTcPAYoid7wK7q8qHuCfA

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br