Seminário Virtual da FASER: Veja o que aconteceu

Palestras, debates, troca de experiências, realizadas no seminário, são um preparativo para o XIV CONFASER

O Seminário Virtual da FASER, que aconteceu na tarde de terça-feira, 22/03, em Brasília, teve como tema a “Essencialidade da ATER Pública, Contexto Histórico e Desafios na Atual Conjuntura". O evento foi um preparativo para o XIV CONFASER, que vai acontecer em junho, na capital do país, e foi aberto a todos os trabalhadores e trabalhadoras da Extensão Rural e da Pesquisa do Setor Púbico Agrícola.

“O Seminário foi um estímulo à participação das filiadas nas principais discussões de interesse da federação”, disse a coordenadora geral da FASER, Lúcia Kinceler. A comissão organizadora do Seminário foi composta pelos extensionistas: Alex Vieira Lopes, Osnei Muniz, Gustavo Scholz, Fernanda Maia, José Carlos Schipitoski, Fernando Frazão e Pedro Carloto.

O Seminário contou com três palestras e relatos dos extensionistas da Epagri. A primeira palestra foi com a Dra. Sônia Bergamasco, professora da UNICAMP, UNESP/Botucatu e UFSCar. Ela falou sobre “A política pública de Ater no Brasil: Desmonte e controvérsias”. A explanação teve a participação do professor Ricardo Serra Borsatto, que ficou com a atribuição em responder as perguntas no chat. Algumas considerações desta palestra podem ser vistas no link: https://youtu.be/5HxzhUx4OWo.

A segunda palestra da tarde abordou “A conjuntura econômica em 2022” e foi proferida pela Supervisora do Escritório Regional do Dieese/DF, Mariel Angeli Lopes. Assistam as considerações no link: https://youtu.be/IHOMH4vCzhk.

A terceira palestra foi com o professor Dr. Luiz Fernando Zuin, da USP, sobre “Propostas de Metodologias Pedagógicas participativas para uma Ater 4.0". Essa palestra passou pela fala de ambiente híbridos, ambiental virtual e presencial, ressaltando que este modelo jamais substituirá a presença no campo junto aos grupos de produção. Vejam considerações desta palestra no link: https://youtu.be/zRRtoa6vsN8.

E por fim, o Seminário teve o relato dos extensionistas da Epagri, Flávia Oliveira e Filipe Espíndola e Humberto Bicca, diretor de Extensão Rural e Pesquisa da instituição. Eles falaram sobre as experiências em “Ater em tempos de pandemia: metodologias de extensão rural digital. Vejam as considerações no link: https://youtu.be/oQ8n4A7A0dk. A participação de extensionistas das entidades de Ater do Brasil, professores e alunos de cursos universitários na área de extensão rural contribuíram ainda mais com a importância do Seminário Virtual.

No final do evento, a coordenadora Geral, Lúcia Kinceler, falou da importância do Seminário e fez uma breve abordagem de cada palestra e do relato das experiencias.
"Temos potencial e ferramentas ao nosso alcance que proporcionam a participação de mais pessoas”, disse a coordenadora geral da FASER, Lúcia Kinceler, ao final do evento. Ela falou da importância do Seminário e fez uma breve abordagem de cada palestra e do relato das experiencias. “O uso da tecnologia vai auxiliar o potencial de Ater, aproximando mais o extensionista do agricultor no dia a dia e nos colocar mais próximo a ele. É um caminho a trilhar. Esse Seminário é um motivador e preparador para o XIV CONFASER", pontuou.

Lúcia Kinceler apresentou o andamento dos preparativos para o XIV CONFASER e fez o convite para o Congresso. Segue o link de acesso ao vídeo: https://youtu.be/QtxgFAoZLj4.

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br