2ª Cnater aprova documento em defesa da democracia e das políticas de desenvolvimento rural

Conferência luta contra retrocessos de direitos e extinção do MDA, entre outros

Os participantes da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª Cnater), realizada em Brasília (31/5 a 3/6), repudiaram o retrocesso que está sendo impostos pelo governo ilegítimo de Michel Temer, atingindo sobremaneira os povos do campo, das águas e das florestas.

Eles publicaram carta com princípios, diretrizes e políticas para um desenvolvimento rural sustentável e solidário e reivindicaram a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

As conquistas das políticas para o desenvolvimento rural, sustentável e solidário dos últimos 13 anos, como a legislação das políticas públicas da agricultura familiar, de povos e comunidades tradicionais. Lutas e conquistas que encontram-se sob forte ameaça de desmonte.

O risco de retrocessos repercute no Brasil, e exterior. “Não reconhecer a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável do país significa desconsiderar o papel que as populações do campo, das florestas e das águas desempenham na geração de renda e riquezas e na promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional com alimentos saudáveis, acessíveis à população brasileira”, diz o documento da 2ª Cnater. Destaca ainda seu papel para a soberania e segurança hídrica e energética, que também estão ligados aos desafios postos para a sustentação das condições de vida humana no planeta.

Defesa do direito da produção, uso e troca de sementes crioulas, estimulando territórios agroecológicos e livres de transgênicos, ameaçados pela Lei de Biossegurança e pelo uso das sementes geneticamente modificadas – “os transgênicos”, que não há desenvolvimento rural sustentável e solidário sem a efetiva participação das mulheres rurais.                

A 2ª Cnater defende a implementação do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, para a promoção de políticas públicas que estimulem a emancipação e autonomia das juventudes do campo, das florestas e das águas, entre outros. Leia íntegra da carta no link abraixo.(Cecília Gonçalves).

 

https:www.contag.org.br/index.php?modulo=portal&acao=interna&codpag=101&id=11476&nw=1&mt=1&in=1

.

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br