Sérgio Schneider faz a palestra de abertura do XIV CONFASER

Professor d UFRGS diz que o alimento deve estar no centro do debate e não a agricultura

Pensar a agricultura na construção de sistemas alimentares sustentáveis é um dos passos mais importantes do atual momento para o professor da UFRGS, Sérgio Schneider, que proferiu a palestra magna de abertura do XIV CONFASER. “O alimento deve estar no centro do debate e não a agricultura”, disse Sérgio. A mesa contou com a coordenação de José Fidelis, do Sinter/PB, relatoria de Ellen da Costa, Sinterp/MT e apoio e assessoria de Raimundo Ribeiro, Assempa/PA.

Para o professor Sérgio vivemos um momento parecido com o da Revolução Verde, pois precisamos dar um salto na produção e mudar a forma de produção, como aconteceu na década de 60. “Precisamos mudar a forma como se produz alimento, pois vivemos um processo da agricultura para a alimentação, uma mudança profunda e estrutural”, salientou.

De acordo com ele o atual desafio não é mais alimentar a produção, como na Revolução Verde. “Hoje temos dois grandes desafios, que é combinar a agricultura com as mudanças climáticas e a saúde e nutrição”, diz Sérgio. Ele alerta que se não houver mudança no modo de produção vai se tornar insustentável por conta dos problemas climáticos, já que a agricultura afeta diretamente o clima.

O professor Sérgio lembrou vez mais urbanizados e deve crescer nos próximos anos. Essa mudança demográfica é fundamental para as mudanças que devem ser feitas no processo da agricultura. Ele falou ainda sobre cooperativismo, que considera essencial e tem crescido rápido. “A intercooperação tem dados bons resultados e melhora o trabalho das cooperativas”, disse.

De acordo com Sérgio, precisamos estruturas para diminuir os problemas. Essas vulnerabilidades serão afetadas pelas mudanças climáticas. Para ele a extensão rural tem a capacidade de tornar os agricultores resilientes para enfrentar os problemas climáticos. “É necessário reduzir os custos de produção, inovar em novos produtos e acessos”, disse.

Sobre pensar a agricultura na construção de sistemas alimentares sustentáveis, Sérgio acredita que a extensão rural poderia superar esse engessamento que é a Agricultura familiar versos agronegócio. “A agricultura familiar também pode e deve ser encarada como agronegócio, pois quando ele está na feirinha também está fazendo um negócio”, alertou, salientando que o importante é a sustentabilidade do negócio rural.

O professor Sérgio também relacionou a produção com o consumo. Para ele agricultura deveria estar cada vez mais próxima aos nutricionistas. “A preferência dos consumidores serão o vetor para agricultura. Uma agricultura familiar deve estar conectada com o consumidor”, disse.

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br