Conselho Deliberativo, gestão 2022-2025, encerra a primeira reunião em Brasília

Foi debatida a situação dos estados e perspectivas para 2023 e as atividades para os próximos meses

Aconteceu nessa quinta, 22/09, em Brasília, o último dia da primeira reunião do Conselho Deliberativo da FASER, Gestão 2022-2025. Na pauta as deliberações do Conselho sobre as atividades para os próximos meses e a situação dos estados as perspectivas para o próximo ano, 2023. Os trabalhos foram conduzidos por Adailton Melo, da ASSER-PE e Carla Simões, do Sinterp-MT e relatoria foi feita por Ellen Costa, do Sinterp-MT.

Sobre as atividades para os próximos meses ficou decidido que a comemoração dos 36 anos da FASER, que será em formato híbrido e as palestras vão acontecer de forma virtual. Foi tratado também da comemoração do Dia do Extensionista Rural, que acontece no dia 6/12, em Brasília-DF. Foi ressaltada a importância da FASER em realizar um evento próprio que homenageará também os extensionistas.

Situação dos estados e perspectivas para 2023

Representantes da filiadas à FASER apesentaram um relato da situação da extensão nos seus estados.

Veja abaixo quem apresentou a situação de cada estado e as perspectivas:

RN - Marcos Aurélio Varela -ASSEMA-RN

RJ - Marcio Clemente – AFERJ-RJ

PE - Antônio Angelim – SINTAPE – PE

MT - Pedro Carlotto– SINTERP/MT

SE - Paulo Alves –SINTER-SE

ES - Adolfo Sundehurs  –ASSIN-ES

DF - Heloisa Rodrigues – Asser-DF

SC - Osnei Muniz – FAPER-SC

PB - Katia Santana - SINTER-PB

RS - Ivana Polaczinski – ASAE-RS

CE - Sabino Magalhães – ASSEMA -CE

PR - Gustavo Scholz - AFA-PR

As apresentações mostraram pontos em comum sobre a situação da extensão rural nos estados:

- Quadro de funcionários abaixo das necessidades de atendimento aos agricultores familiares;

- Falta de concurso público para repor o quadro de funcionários devido a desligamentos por aposentadoria;

- Planos de Cargos não homologados e Planos homologados que estão defasados.

Foi decidido ainda que será encaminhada às entidades filiadas à FASER informações sobre a greve dos servidores da Emater do Rio Grande do Norte e a Carta Aberta aos candidatos nas eleições 2022, com as propostas da categoria. A ideia é que as entidades encaminhem a carta aos candidatos de seus estados.

Moção em apoio os servidores em greve da Emater-RN

mocao

Marcos Aurélio, da Assema-RN, solicitou da Federação uma Moção de Apoio aos servidores da Emater- RN que estão em greve. A moção foi aprovada por unanimidade.

Veja como foram as atividades da quarta, 21/09

Na manhã da quarta, 21, aconteceu a construção dos planos das coordenações regionais. Os participantes divididos em grupos por região, fizeram propostas para cada Coordenação Regional da FASER.

“O que eu espero da FASER na minha região” e “No que posso ajudar a FASER” nortearam as propostas dos Planos de Trabalhos das regiões. Participaram o Centro Oeste, o Sul, o Nordeste e o Sudeste. Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador geral da FASER, Cláudio Fidélis, do SINTER-PB, e pela coordenadora de Relações Institucionais, Lúcia Kinceler, da FAPER-SC.

À tarde aconteceu o momento de formação sobre o tema “Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil e no Mundo: Qual o Papel da Ater Pública? Foi feita uma apresentação por Caroline Nascimento Pereira e César Nunes de Castro e logo após ocorreu um debate. Os trabalhos foram conduzidos por Cláudio Fidélis e pela coordenadora de Ater, Marines Rosali, da ASAE-RS.

 palestra

palestra2

Na apresentação foram mostrados os dados da evolução recente do serviço de Ater no Brasil e no mundo. Foi mostrada a distribuição da orientação técnica por origem, de acordo com região e grupos de área, a partir de dados do Censo Agropecuário 2017. Além do uso de orientação técnica de Ater pública entre as mulheres e os homens do campo, e as diferenças entre os estabelecimentos pertencentes e não pertencentes à AF.

Na quarta também foi apresentado o parecer do Conselho Fiscal, referente aos meses de janeiro a agosto de 2022. A apresentação foi feita pelo diretor financeiro, Marcos Aurélio Varela, da ASSEMA-RN, os Conselheiros Fiscais, Luana Alves, da ASAE-RS, José Neviton Santos, do SINTER-SE e Antônio Angelim, do SINTAPE-PE. Foram apresentadas as despesas e receitas mensais da Federação do período.

parecer4

Foram analisados detalhadamente os seguintes pontos:

- Os balancetes relativos a janeiro a agosto;

- O Balanço Patrimonial Analítico Acumulado;

- O Demonstrativo de Resultados do Exercício Analítico Acumulado (DRE) do mesmo período;

- Os documentos comprovando as despesas.

O Conselho Fiscal concluiu pela regularidade fiscal da documentação apresentada e foi favorável à sua aprovação. O Parecer do Conselho foi colocado para votação e aprovado por unanimidade pela plenária.

1

O Conselho deixou toda a documentação citada acima, disponível na sede da federação para qualquer fiscalização e análise.

Fotos das apresentações da situação de cada estado e as perspectivas

10

11

12

17

16

15

14

13

9

8

Fotos das construções dos Planos de Trabalhos

Região Sul

 sul

Região Centro Oeste

centro oeste

Região Nordeste

nordeste

Região Sudeste

sudeste

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br