Retrospectiva das ações realizadas pela FASER em 2022

Confira na nossa Linha do Tempo as lutas e realizações da FASER em 2022

2022 foi de muitas realizações para a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil (FASER). No ano em que a Federação comemorou 36 anos de trajetória tivemos a realização do XIV Confaser, a Eleição da Gestão da Executiva e Conselho Deliberativo para o período 2022-2025, Sessão Solene em homenagem aos 74 anos do Dia Nacional do Extensionista Rural, no principal da Câmara dos Deputados, entre outras atividades.

Fizemos uma linha do tempo para que você relembre tudo o que aconteceu ao longo do ano de 2022.

Março

1. Escolha dos temas e subtemas do XIV Confaser

As entidades filiadas à FASER se reuniram para definir os temas e subtemas XIV Confaser, que foi realizado em Brasília, com transmissão on-line, no mês de junho. Para a comissão essa foi a forma mais democrática de realizar o Congresso, pois teve a participação de todos nas diversas etapas, desde a preparação até a realização. Confira o que aconteceu em: https://www.faser.org.br/index.php?i=584&t=2.

2. Assembleia Geral, reunião do Conselho Deliberativo e Seminário Virtual

A Assembleia Geral da FASER foi realizada em formato presencial em Brasília, com transmissão on-line, no dia 22. Aconteceu também o Seminário Virtual da FASER, seguido da reunião do Conselho Deliberativo, nos dias 23 e 24.

Durante a Assembleia foram apreciadas e aprovadas as contas do exercício de 2021 e do pedido de filiação da APAER-SP. Veja tudo em: https://www.faser.org.br/index.php?i=586&t=2.

Na reunião do Conselho foram discutidos os preparativos para o XIV Confaser e o andamento da Comissão técnico-científica sobre a submissão de trabalhos ao congresso. Mais informações em: https://www.faser.org.br/index.php?i=580&t=2.

O Seminário Virtual da FASER, realizado em formato hibrido, presencial em Brasília, com transmissão pelo canal de YouTube da FASER, teve como tema a “Essencialidade da ATER Pública, Contexto Histórico e Desafios na Atual Conjuntura". O seminário foi um preparativo para o XIV CONFASER, realizado em junho, em Brasília, com transmissão on-line, para garantir a participação do maior número pessoas. Ele foi aberto a todos os trabalhadores e trabalhadoras da Extensão Rural e da Pesquisa do Setor Público Agrícola. Leia a matéria completa em: hthtps://www.faser.org.br/index.php?i=587&t=2.

3. Normas para submissão de trabalhos ao XIV Confaser

A Comissão Técnico-científica estabeleceu as normas para a submissão de trabalhos ao XIV Confaser. O Congresso foi realizado em Brasília de 12 a 15 de junho. Veja como foi em: https://www.faser.org.br/index.php?i=588&t=2.

Abril

1. Primeira Convocatória para O XIV Confaser

A FASER fez a primeira convocatória para o XIV Confaser, realizado no Instituto Serzedello Corrêa. A convocatória trouxe informações sobre quem poderia participar, as formas de participação, custos e os valores de hospedagem em Brasília. Confira: https://www.faser.org.br/index.php?i=590&t=2.

2. Eleições para a Gestão 2022-2025 da FASER

Foi lançado o regimento eleitoral para a escolha da nova coordenação colegiada da executiva nacional, coordenadores regionais e conselho fiscal para o período que vai até junho de 2025. As eleições foram realizadas em junho, em Brasília, durante o XIV Confaser, em Brasília. Também foram lançados os formulários para Inscrição de chapas e cronograma das eleições: https://www.faser.org.br/index.php?i=591&t=2.

Maio

1. FASER lança site sobre o XIV CONFASER

A FASER lançou o site http://confaser.faser.org.br/ com todas as informações sobre o XIV CONFASER, que aconteceu de 12 à 15 de junho, em formato presencial, em Brasília, e também virtual. Com o site todas as informações programação completa, tema e subtemas as formas de participação, tudo foi disponibilizado em um só lugar. Veja em: https://www.faser.org.br/index.php?i=592&t=2.

2. Programação completa do XIV Confaser

Em junho trabalhadoras e trabalhadores de todo Brasil se reúniriam em Brasília para o XIV Confaser

A Faser lançou a programação completa do XIV Confaser, que aconteceu em Brasília, em junho em formato híbrido, presencial e on-line. Foi realizada também uma visita de representantes das entidades filiadas à FASER, ao Instituto Serzedello Corrêa, do TCU, onde aconteceu o XIV Confaser. Confira em: https://www.faser.org.br/index.php?i=593&t=2.

3. Submissão de trabalhos ao XIV Confaser prorrogada

Com o objetivo de ter um maior número de trabalhos a serem submetidos ao XIV Confaser, para apresentação e debate pelos trabalhadores, a Comissão Técnico-Científica prorrogou os prazos para a submissão. Informações em: https://www.faser.org.br/index.php?i=594&t=2.

4. Comissão Eleitoral divulga os concorrentes

A Comissão Eleitoral publicou o nome dos representantes das filiadas à FASER, que concorreram às eleições da gestão 2022-2025. Publicou também o prazo para recurso de quem teve o nome indeferido: https://www.faser.org.br/index.php?i=598&t=2.

5. Trabalhos selecionados para o XIV Confaser

A coordenação técnico-científica divulgou os 36 trabalhos que foram escolhidos para serem apresentados durante o XIV Confaser. Divulgou também os quatro melhores trabalhos pontuados em cada um dos temas, que tiveram apresentação oral no Congresso. Confira a matéria completa em: https://www.faser.org.br/index.php?i=599&t=2.

Junho

1. Ata da reunião da Comissão Eleitoral

A comissão eleitoral publicou a ata da reunião da Comissão Eleitoral para Habilitação Final da Eleição da FASER, Gestão 2022-2025. A ata trouxe os nomes dos candidatos ao processo eleitoral depois de julgar os pedidos de habilitação e recursos. Leia em: https://www.faser.org.br/index.php?i=600&t=2.

2. Assembleia Geral da FASER define as regras para o XIV Confaser

Foi aprovado o regimento interno do Congresso, orientações para as eleições e escolhidos os fiscais. Mais de 200 trabalhadores e trabalhadoras se reuniram e aprovaram o Regimento Interno do Congresso. Foram definidas também as orientações gerais das eleições e escolhidos os fiscais pelos delegados do XIV CONFASER. Foram eleitos três fiscais para a eleição do Conselho Fiscal e um fiscal por região. Veja em: https://www.faser.org.br/index.php?i=601&t=2.

3. Abertura do XIV Confaser

Durante o Congresso trabalhadores de todo Brasil discutiram em Brasília os rumos da extensão rural. A coordenadora geral da FASER, Lúcia Kinceler, fez a abertura do XIV Confaser, que teve como tema Sustentabilidade e Fortalecimento da Ater Pública na Era Digital. Participaram a também a presidente da Emater/DF, representando a Abraer, Denise Fonseca, o presidente da Aser/DF, Bruno Aquino e o secretário executivo da Agricultura DF, Luciano Mendes.

O Congresso reuniu mais de 150 trabalhadores e trabalhadoras da extensão rural de todo Brasil estão na capital do país. O Confaser teve transmissão on-line pelo YouTube da FASER, para alcançar o maior número de trabalhadores: https://www.faser.org.br/index.php?i=602&t=2. Diversas palestras aconteceram durante o Congresso. Veja abaixo:

4. Palestras no XIV Confaser

4.1. Sérgio Schneider fez a palestra de abertura do XIV Confaser

Professor da UFRGS diz que o alimento deve estar no centro do debate e não a agricultura: https://www.faser.org.br/index.php?i=603&t=2

4.2. Marcus Peixoto mostra os mecanismos do crédito rural

Em sua palestra ele disse que estados e municípios também podem legislar sobre extensão rural, não apenas o poder federal: https://www.faser.org.br/index.php?i=604&t=2.

4.3. ATER Pública e o desenvolvimento rural

Palestra da professora da Unicamp/SP, Sônia Bergamasco, Ricardo Borsatto, da UFSCAR, e Valter Bianchini, da FAO. Os palestrantes apresentaram a pesquisa Instituições, Metodologias e Relações Interpessoais – Análise do processo de fusão entre empresas Públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária: https://www.faser.org.br/index.php?i=605&t=2.

4.4. Professor da Unicamp/SP, José Dari Krein fala sobre os Caminhos do movimento sindical

Para o professor Krein o movimento sindical vive uma crise e precisa se reinventar: https://www.faser.org.br/index.php?i=606&t=2

5. FASER tem nova coordenação

Delegados e delegadas de todo Brasil elegeram diretores para a gestão 2022/2025. No dia 13/06 aconteceu a eleição para a nova diretoria da FASER, gestão 2022-2025. Foi escolhida a nova coordenação colegiada da executiva nacional, os coordenadores regionais e o conselho fiscal. Veja tudo em: https://www.faser.org.br/index.php?i=607&t=2.

6. Grupos de trabalho apresentam propostas no XIV Confaser

Durante o congresso foram formados quatro grupos de trabalho que elaboraram as propostas que vão nortear as ações da FASER e entidades filiadas nos próximos anos. Confira como foi em: https://www.faser.org.br/index.php?i=608&t=2.

Julho

1. Nova Coordenação da FASER faz primeira reunião de trabalho

No dia 11/07 foi realizada a primeira reunião da Coordenação Colegiada da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil (FASER), gestão 2022-2025, com os membros titulares da Executiva Nacional da Federação. A reunião, em formato virtual, trabalhou na construção do Plano de Trabalho da Executiva Nacional foi o assunto principal. Leia a matéria em: https://www.faser.org.br/index.php?i=610&t=2.

Setembro

1. FASER realiza Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo com filiadas

Representantes das associações filiadas à Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa do Setor Público Agrícola do Brasil (FASER), se encontraram em Brasília, nos dias 20. 21 e 22 de setembro, para a Reunião Ordinária Presencial do Conselho Deliberativo. O objetivo foi entre outros assuntos deliberar sobre o Plano de Trabalho da Coordenação Colegiada Executiva Nacional. Todas as informações em: https://www.faser.org.br/index.php?i=621&t=2.

2. FASER envia propostas da categoria aos candidatos à presidência da República

Numa Carta Aberta a FASER apresentou aos candidatos e candidatas à presidência nas próximas eleições, 25 propostas da categoria para o setor. Leia mais em: https://www.faser.org.br/index.php?i=622&t=2.

3. Conselho Deliberativo, gestão 2022-2025, encerra a primeira reunião em Brasília

Foi debatida a situação dos estados e perspectivas para 2023 e as atividades para os próximos meses: https://www.faser.org.br/index.php?i=625&t=2.

4. FASER participa da posse da nova diretoria da ASSER-DF

Aconteceu em Brasília, no dia 23, a posse da ASSER-DF. A Coordenadora de Relações Institucionais da FASER, Lúcia Kinceler, representou a Coordenação Colegiada Executiva Nacional da Federação nesse evento. Veja como foi: https://www.faser.org.br/index.php?i=626&t=2.

5. Nova diretoria colegiada do SINTER/MG toma posse

Representante da FASER no evento, a coordenadora de Ater da Federação e presidente da Asae, Marines Rosali Bock, ressaltou a importância do SINTER onde começaram os serviços de Extensão Rural Pública no Brasil. Confira em: https://www.faser.org.br/index.php?i=628&t=2.

Outubro

1. Aniversário de 36 anos da FASER e Dia do Extensionista Rural

A Federação lançou o edital de convocação para reunir as associações filiadas para comemorações que vão acontecer em Brasília no mês de dezembro: https://www.faser.org.br/index.php?i=629&t=2.

Novembro

1. Programação dos 36 anos da FASER e do Dia do Extensionista Rural

A FASER divulgou a programação completa do aniversário da FASER e das comemorações do Dia do Extensionista Rural. Também publicou o Edital de Convocação de Reunião do Conselho Deliberativo. Leia a matéria completa em: https://www.faser.org.br/index.php?i=631&t=2.

2. FASER faz Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Extensionista Rural no pleno da Câmara dos Deputados

A Federação publicou o convite para a Sessão Solene em homenagem aos 74 anos do Dia do Extensionista Rural, que foi realizada no plenário Ulysses Guimarães, o principal da Câmara dos Deputados. Veja em: https://www.faser.org.br/index.php?i=632&t=2.

Dezembro

1. Coordenação Colegiada da FASER participa da Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional do Extensionista Rural

A Sessão aconteceu em Brasília, no plenário da Câmara dos Deputados. Autoridades e dirigentes do setor alertaram para a falta orçamento para a pesquisa e extensão rural. Ao final, extensionistas de todo país foram homenageados. Confira como foi em: https://www.faser.org.br/index.php?i=637&t=2.

2. FASER reuniu a Coordenação Colegiada em Brasília

Nos dias 5 e 6/12 o Conselho Deliberativo participou de diversas atividades, que contou com Sessão Solene, reunião ordinária e palestras on-line. Leia a matéria completa em: https://www.faser.org.br/index.php?i=638&t=2.

Mais um ano chegou ao fim, com muito trabalho e luta pelos direitos da categoria. Em 2023 seguiremos firmes, na construção de um país melhor. Feliz 2023!

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br