Faser participa da Assembleia Geral Ordinária da ASBRAER

Durante a assembleia, FASER defende a construção de genda comum pelo fortalecimento do Serviço Público de Extensão Rural

A FASER participou da 63ª Assembleia Geral Ordinária da ASBRAER, que foi realizada no dia 16/03, no Hotel Cullinan Hplus Premium, em Brasília-DF. Participaram a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiavelli, a diretora técnica da ANATER, Loroana Santana, o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER/SAF), Marenilson Batista, o deputado federal Zé Silva, o secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Carlos Goulart, a coordenadora geral do CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), Luísa Martins Fernandes e os dirigentes das entidades de ATER Pública do Brasil.

Para o Coordenador-Geral da FASER, Cláudio FIDÉLIS, continua sendo fundamental o diálogo e a construção de uma agenda comum pelo fortalecimento do Serviço Público de Extensão Rural do Brasil, dada a importância da dimensão política da FASER e da ASBRAER. Ele defendeu uma agenda que possa avançar na construção, tanto de um ambiente político favorável, quanto na busca por soluções aos principais desafios postos a ATER Pública, principalmente o desafio do financiamento. De acordo com ele é preciso garantir a alocação de recursos para a composição orçamentária, renovação dos quadros de pessoal, melhores condições de trabalho das entidades estaduais de ATER e Pesquisa são pontos-chaves para implantar de forma efetiva a política pública de ATER.

Fidélis também lembrou que a FASER, no contexto da instalação do novo Governo Federal, tem dialogado e se colocado à disposição para o debate, inclusive apresentado algumas demandas dos trabalhadores e trabalhadoras da Extensão Rural Pública. O coordenador falou que a FASER apresentou pedido de audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e já teve agenda com o diretor do DATER, Marenilson Batista, com a diretora do Departamento de Inovação para a Produção Familiar e Transição Agroecológica / SAF, Vivian Libório, com o secretário da Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental, Moisés Savian e com o diretor do Departamento de Desenvolvimento Territorial e Socioambiental Olivo Dambros..

Fidélis lembrou que Anater e Condraf são espaços fundamentais para defesa dos interesses da ATER publica e pesquisa. Em relação à Anater, defendeu que o retorno ao MDA ocorra na sua integralidade, repensando a sua reestruturação, seu papel e a quem de fato servir, que são os beneficiários da agricultura familiar.

`Para Fidélis, entre tantas agendas, a ATER Pública e Pesquisa precisa ocupar os espaços para apresentar as demandas do segmento. Quanto ao desafio do financiamento, disse que estamos em um importante momento onde se discute o Plano Plurianual (PPA 2024/2027). Ele sugeriu a formação de um grupo de trabalho entre as entidades, que possam lutar pela recomposição orçamentária das políticas públicas de ATER e Pesquisa e todas as outras ligadas ao segmento da agricultura familiar.

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br