Coordenador-geral da FASER participa do I CONSINTAPE

Coordenador-geral da FASER participa do I CONSINTAPE

A Atual Conjuntura e Perspectivas para o Serviço Público de Ater e Pesquisa na visão da FASER foi o tema discorrido pelo coordenador-geral da Federação, José Cláudio Fidelis, no I Congresso do SINTAPE (I CONSINTAPE), ocorrido na semana passada no Cetreino, em Carpina (PE). A exposição de Fidelis aconteceu no dia 31/05.

O representante da FASER mostrou em slides um histórico da evolução das políticas públicas implantadas no país para a Ater e não poupou críticas ao anterior governo federal pelo descompromisso com o setor e a falta de  investimentos que o segmento enfrentou nos últimos anos. Segundo ele, uma área tão importante para o país, deveria ser vista com mais responsabilidade pelos agentes políticos.

O coordenador historiou a situação da extensão rural no final de 2016 até dezembro de 2022.Em maio 2016, a partir de uma mediada provisória do governo federal, provocou  uma grave restruturação do modelo vigente de ATER pública, onde o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) é extinto e se transforma em uma Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário vinculada a Casa Civil.

Em 2019, a situação da agricultura famíliar agrava ainda mais, pois a Secretaria Especial vinculada à Casa Civil passa a se vincular ao MAPA, então  muda o cenário. No mesmo ano, um decreto presidencial, que exclui o Condraf e mais outros 54 espaços de participação social, promove a  desmobilização geral, que afeta diretamente o processo da extensão rural. Então o desmonte da Extensão Rural Publica é acelerado.

Sem receber incrementos devidos, a pesquisa e a extensão rural no Brasil sofreu dificuldade na produção de alimentos oriundos da agricultura familiar, responsável por 70% do que chega às mesas dos brasileiros, o que desvalorizou o trabalho destes profissionais que são essenciais para dar cobertura e orientação aos pequenos produtores e agricultores que fomentam a agricultura familiar no país.

No final de 2022, inicia um novo rumo, com reunião no palácio do Planalto. É instalado o Gabinetede   do Governo de transição. Em 22 de dezembro sai o relatório final do Gabinete apontando aquilo que o Governo deveria pensar e reformular. Do Gabinete de transição até os dias de hoje, a FASER apresentou a propostas em relação ao que pensa os trabalhadores da Extensão Rural Pública e buscou agenda em diversos espaços, conforme garantiu Fidelis.

"Apresentamos ao ministro Paulo Teixeira um pedido de representação de Anater. A FASER entrou com pedido de participação de assento no conselho de Administração da Anater, onde se pauta a discussão da Agricultura Familiar e Extensão Rural. Ocupando esses espaço é onde a FASER tem condições de apresentar as demandas dos trabalhadores da ATER pública\", ressaltou.

É necessário que haja uma mudança nesse sentido, conforme defendeu o coordenador-geral da FASER, que apresentou um quadro mostrando a atuação da Federação, em ações contínuas junto aos parlamentares em Brasília, na busca por uma Ater de qualidade e eficiente

 

Fonte : Comunicação SINTAPE

 

 FIDELIS  02

 

fidelis consintape 03

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br