FASER é eleita para compor o CONDRAF

FASER é eleita para compor o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF) como entidade representativa da sociedade civil.

 

 

Nos dias 29 e 30 de junho de 2023, ocorreu de forma virtual a Plenária Eleitoral do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF), com o objetivo de selecionar organizações da sociedade civil e movimentos sociais para compor o Conselho.

O CONDRAF, órgão colegiado vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, desempenha um papel fundamental na proposição de diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas estruturantes. Ele representa a principal instância de concertação e articulação entre diferentes níveis de governo, organizações da sociedade civil e movimentos sociais, atuando em prol do desenvolvimento rural sustentável, reforma agrária, agricultura familiar e abastecimento alimentar.

A Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa do setor Público Agrícola do Brasil (FASER), concorreu por uma cadeira no CONDRAF como representante da sociedade civil, tendo sua candidatura aprovada para compor o Conselho. A votação ocorreu com participação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira,  MMP , movimento sociais, ANA, ASA, CONTAG, CONTRAF, ASBRAER, CONFETRAF, MST.

Durante a Plenária, a coordenadora de Ater da FASER, Marines Rosali Bock, apresentou e defendeu a candidatura da Federação como titular. Em sua fala, Marines destacou a relevância e a abrangência da FASER, que reúne 27 associações e sindicatos da categoria em 23 estados. Ela ressaltou o compromisso da Federação com a defesa da agricultura familiar de base agroecológica e o desenvolvimento rural solidário, através do diálogo com os movimentos sociais e demais parceiros.

Marines enfatizou a importância da extensão rural pública como uma obrigação do Estado na prestação de serviços gratuitos e um direito dos agricultores familiares. Além disso, destacou a capacidade e alcance da extensão rural para atender às populações mais necessitadas. Ela ressaltou que a extensão rural é um processo contínuo, educativo e dialógico, com uma identificação profunda no território, que promove a emancipação de homens e mulheres, fomentando o desenvolvimento rural sustentável e solidário.

A participação da FASER junto ao CONDRAF é de extrema importância, pois representa uma oportunidade para influenciar a formulação das políticas públicas do Governo Federal no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), ressalva Marines

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br