FASER realiza live

Onde discute perspectivas para a Ater Pública e o papel fundamental na agricultura familiar no Brasil

 

 

No dia ultimo dia 03, a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da  Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa do Setor Público Agrícola do Brasil- FASER  realizou a live com o tema  ATER PÚBLICA E PERSPECTIVA DA ANATER E SAF.

 

A transmissão está disponibilizada peço canal do youtube da Federação no endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=8CONQj4s-MQ

 

Esta live teve como palestrantes  Drª Carolina Rios Thomson, Pesquisadora na área de Desenvolvimento Rural da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, Loroana Coutinho de Santana - Diretora Técnica da ANATER, Marenilson Batista da Silva - Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural – DATER,

 Na condução da live estiveram presentes Jose Cláudio Fidélis Pereira - Coordenador Geral e  Marines Bock,  Coordenadora de Ater da FASER participaram pela FASER

O evento, mediado por Marines Rosali Bock, contou com a participação de renomados especialistas e representantes de órgãos relacionados à Ater Pública.

A live foi assistida por professores, presidentes das filiadas da FASER e extensionistas do pais.

Durante a live, foram abordados diversos temas de relevância para a agricultura familiar. A Drª Carolina Rios Thomson, trouxe um breve histórico dos investimentos do governo federal em Ater Pública, desde a criação da PNATER até 2022, destacando o papel dos órgãos federais na coordenação de ações para esse setor. Ela também ressaltou o impacto das mudanças políticas ao longo dos anos e como esse histórico pode servir de base para novas estratégias nos próximos quatro anos.

Entre os dados apresentados, foi possível compreender a importância da agricultura familiar no Brasil, sendo responsável por 77% dos estabelecimentos agrícolas e produzindo 70% dos alimentos consumidos no país, além de empregar cerca de 10 milhões de pessoas.

 

Loroana Coutinho de Santana, abordou as perspectivas para a ATER Pública, revelando que 90% dos municípios com até 20 mil habitantes dependem da agricultura familiar, mas apenas uma pequena parcela recebe assistência técnica. Ela ressaltou desafios enfrentados pelos agricultores, como a falta de acesso a equipamentos adequados e questões patriarcais no setor, além de destacar a importância do diálogo com indígenas e quilombolas. Loroana salientou que a Ater atua como elo entre diversas políticas públicas, incluindo segurança alimentar, crédito fundiário, organização e comercialização, políticas sociais, desenvolvimento comunitário e sustentabilidade.

Os desafios enfrentados pela ANATER também foram abordados na live, como o resgate de recursos e políticas públicas, o acesso a créditos e assistência técnica, o êxodo rural dos jovens, questões climáticas e a democratização do acesso à assistência técnica. A ANATER busca auxiliar na estruturação das entidades que prestam serviços de Ater e promover a formação continuada de extensionistas por meio de parcerias com os estados. Além disso, o diálogo com a Embrapa e a adoção de novas tecnologias de comunicação e pesquisa (ater digital) são vistos como aspectos importantes para a ANATER, assim como a interação com redes de agroecologia.

 

Marenilson Batista da Silva, Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do DATER, ressaltou o papel fundamental da Ater para o desenvolvimento do país e destacou a fase de reconstrução do serviço público de Ater, incluindo órgãos como MDA, DATER, Secretaria da Agricultura Familiar e ANATER. Ele defendeu o diálogo conjunto com diversos órgãos e entidades de Ater, ministérios e povos originários, além da busca por mais recursos para a Ater. A DATER possui um plano de investimento para fortalecer a Ater pública nos estados, visando a construção de um sistema de produção sustentável e geração de renda para agricultores. A recomposição da Ater é vista como necessária tanto nas esferas federais quanto estaduais, buscando criar um sistema universalizado de Ater para todos os assistidos. No final, a Live reforçou a importância da Ater pública para o desenvolvimento rural sustentável e a busca por soluções para os desafios enfrentados pelos agricultores familiares.

 

Ao final da live, houve uma bateria de perguntas aos palestrantes.

Jose Cláudio Fidélis Pereira, agradeceu a presença dos palestrantes e espectadores, destacando a importância do diálogo conjunto em prol da Ater nacional e ressaltando o apoio da FASER ao fortalecimento da agricultura familiar de Ater pública.

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br