FASER reúne integrantes do Conselho Deliberativo no Pará

 

No ultimo dia 22 começou a  Reunião Ordinária Presencial do Conselho Deliberativo da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa do Setor Público Agrícola do Brasil (FASER),no Auditório Engenheiro Agrônomo Alberto Bentes Gueirreiro do  Escritório da Emater-Para

 

A mesa de abertura foi composta por Joniel Abreu, Presidente da EMATER-PA; Jaira Pimentel, Presidente da ASSEMPA (Associação dos Servidores da EMATER-PA),  OTONIEL CHAGAS, Presidente do STAFPA (Sind. dos Trabalhadores do Setor Público Agrícola e Fundiário do Estado do Pará) e FIDÉLIS, Coordenador-Geral da FASER. Durante as falas  ressaltou sobre o tema a ser tratado no Seminário e os desafios pela busca de oportunidades para a ATER Pública e sobre os seus objetivos, a situação recente das empresas de ATER nos estados de Espírito Santo e Piauí e destacou a falta de respeito desses governos à essas instituições

A mesa de abertura teve transmissão via youtube do canal da FASER atreves do link

 https://www.youtube.com/live/oIv50oeeCdA?feature=share

 A reunião acontece em Marituba no Estado do Pará no Auditório do Escritório Central da Emater-Pará, com representantes das entidades filiadas.

A coordenação da Mesa ficou com Raimundo Ribeiro (ASSEMPA – PA), a relatoria com  Ellen Silva da Costa (SINTERP-MT) e a Sistematização dos Encaminhamentos com Ronaldo Vieira de Aquino (SINTER-MG).

 Após a mesa de abertura aconteceu a palestra do professor Dr. Ricardo Serra Borsatto sobre A Estrutura Político-Decisória do Brasil Atual e os Desafios para o Fortalecimento do Serviço Público de Extensão Rural. O professor Ricardo fez o momento de reflexão para quando perguntou: O que podemos fazer para a extensão rural? .

 Após a palestra houve um  momento integrativo, onde grupos de trabalho com representates da filiadas de diversas regiões do país debateram sobre o tema  da palestra.

Na parte da tarde os trabalhos continuaram com a apresentação da Apresentação de Projeto de Sistematização de Experiências MDA  proferida pela  Dra. Carolina Rios Thompons.

Em segmento Marines (ASAE-RS), apesentou o andamentos dos trabalhos das Atividades do GT de ATER e Pesquisa da FASER.

O próximo momento foi com o Dep. Federal Joseildo Ramos (PT-BA) sobre o Retorno sobre o debate acerca do Sistema Único de ATER. Deputado Joseildo Ramos explanou sobre a falta de organização do setor da agricultura familiar e que as empresas de pesquisa ou estão sucateadas ou estão produzindo pesquisa para o agronegócio, como é o caso da Embrapa. Entende que há novas oportunidades e que devem ser exploradas junto ao governo federal, fortalecendo a pesquisa voltada à agricultura familiar. Por questão de agenda, teve que se ausentar da apresentação e se colocou à disposição para aprofundar sobre o tema em uma outra oportunidade.

 

abertuta

 Mesa de Abertura

 

imagem 03

 Integrantes das filiadas da FASER

 

 

mesa

 Mesa diretorra dos trabalhos

 

prof ricardo

 Paletrsa do profesor Ricarda Borsatto

 

 trab grupo

 

Trabalho de grupo da região nordeste

 

 

 trab grupo 03

 Trabalho de grupo das regiões  sul e sudete

 

 

 trab 05

  Trabalho de grupo das regiões  norte e centro-oeste

 

 

marines

 

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br