FASER reúne integrantes no 2º dia da Reunião do Conselho Deliberativo no Pará

Dando prosseguimento, ao segundo dia da reunião do Conselho Deliberativo da FASER aconteceu no Auditório Engenheiro Agrônomo Alberto Bentes Guerreiro do  Escritório da Emater-Para.

As atividades deste dia iniciaram com a palestra sobre  as Perspectivas para (re)construção das políticas públicas voltadas à agricultura familiar, com Samuel de Albuquerque Carvalho, Secretário-Executivo dos Órgãos Colegiados MDA - CONDRAF, que explanou sobre a importância da Cnater.

 Acompanhe a palestra Perspectivas para (re)construção das políticas públicas voltadas à agricultura familiar, que está gravada no canal do youtube da FASER através do endereço : https://www.youtube.com/live/8aE36mS2SiE?feature=share

 

Logo após, foi apresentada As políticas de desenvolvimento rural sustentável e solidário no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, com a palestrante Fernanda Machiaveli Morão de Oliveira, Secretária-Executiva do MDA.  Fernanda expôs o panorama da insegurança alimentar no Brasil e destacou a agricultura familiar inserida nesse panorama, devido a redução da produção de alimentos, o pouco acesso à mecanização, e a distribuição desigual do crédito por região. Com esse estudo o MDA pretende melhorar as políticas públicas para tornar mais produtiva e sustentável a produção da agricultura familiar. Falou da retomada do Programa Mais Alimentos, do lançamento do Plano Safra 2023 e destacou a diferença em linhas de crédito para mulheres e quilombolas. Apresentou também de forma suscinta todos os programas desenvolvidos pelo MDA .

Acompanhe a palestra  Perspectivas para (re)construção das políticas públicas voltadas à agricultura familiar , que está gravada no canal do youtube da FASER através do endereço: https://www.youtube.com/live/5WaqnjB_k0o?feature=share

 

Em segmento ocorreu a palestra sobre  O protagonismo da CUT na luta pela (re)construção dos direitos trabalhistas e no fortalecimento do sindicalismo no Brasil atual, ministrada pelo Valeir Ertle - Secretário Nacional de Assuntos Jurídicos da CUT, representando o Sergio Nobre Presidente Nacional da CUT. Valeir discorreu sobre a situação das organizações das classes trabalhistas atualmente, sobre algumas propostas a serem apresentadas através de Projeto de Lei. Apresentou também algumas propostas no âmbito legal para atuação dos sindicatos, que estão sendo discutidas com as Centrais Sindicais, inclusive a concessão de financiamentos para essas entidades, tendo em vista o fim do imposto sindical que dificultou em muito a atuação das entidades sindicais.

Acompanhe a palestra O protagonismo da CUT na luta pela (re)construção dos direitos trabalhistas e no fortalecimento do sindicalismo no Brasil atual,  que está gravada no canal do youtube da FASER através do endereço :  https://www.youtube.com/live/U9mgqNAYp5Y?feature=share

 

 

 Após a sequencia de palestra ocorreu o o Relato dos estados, com  seguiu com a apresentação de sobre a necessidade da FASER levantar indicadores estruturantes e de resultados institucional, relações trabalhistas e vídeos.

 Em seguida Raimundo Donato apresentou as informações levantadas do estado do Pará.  A plenária deliberou que a FASER irá criar formulário no google forms para levantar informações dos estados, as filiadas se comprometem a responder o formulário.

 

Seguindo com relato do estado do Amapá, feito pelo Josélio Ricker, esta discutindo o PCCS, ressalta a recente  reorganização dos trabalhadores,  o Rurap é um autarquia autônoma, 232 servidores da extensão rural.

 

Logo após passou-se a apresentação dos Relatos dos Estados e o Presidente do Sindicato STAPFA-PA , Otoniel que apresentou a situação do Pará e ressaltou a importância da busca por melhorias salariais, que o Estado perdeu judicialmente no STF e não aplica  a determinação, que a Emater há 02 anos não assina o Acordo Coletivo.

Em seguida a  Lúcia Kinceler e o Sr Muniz – Faper-SC apresentaram a estrutura organizacional da Epagri e a sistemática dos Sindicatos existentes na Epagri para negociações das categorias. Demonstrou rapidamente o funcionamento do EpagriNet para demonstrar a facilidade de acesso dos empregados aos documentos de interesse das categorias e informações diversas e em tempo real de todo o trabalho realizado pela instituição em nível de campo.

Em seguida o Sr Robson – ASAE-RS apresentou a dinâmica do processo eleitoral para eleger a Diretoria Técnica da Emater-RS e Superintendente Técnico da ASCAR, desde a criação da Comissão Eleitoral até o resultado final, demonstrando por todos os passos e ritos seguidos, para a formação da Lista Tríplice para ser referendado pelo Governo do Estado.

 

ribeiro

Relato dos estados - Raimundo Donato- PA

 

lucia e munz

Relato dos estados - Lúcia Kinceler e o Sr Muniz -SC

 

 

rikeli só

Relato dos estados - Josélio Riker - PA

 

rikeli

Relato dos estados - Anderson Pantoja e Josélio Riker - PA

 

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br