Faser participa de debate na AL/ES sobre uso de agrotóxicos

ES é responsável pelo maior número de intoxicações por agrotóxicos agrícolas do Brasil

 “Os impactos do uso de agrotóxicos no Estado do Espírito Santo” é tema de Sessão Especial na Assembleia Legislativa requerida pelo deputado Padre Honório (PT), presidente da Frente Parlamentar para Incentivo e Defesa da Agroecologia e Agricultura Orgânica. A sessão está acontecendo desde as 14h desta quarta-feira (5), no Plenário Dirceu Cardoso.

“Esta sessão vem num momento importante, pois estamos discutindo e tendo acesso a dados científicos sobre o tema, bem como depoimentos de produtores rurais de Santa Maria de Jetiba”, disse Adolfo Brás Sunderhus, Coordenador Executivo da Faser.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) da Fundação Osvaldo Cruz, o Espírito Santo apresenta o maior número de intoxicações por agrotóxicos agrícolas do Brasil: mais de 800 por ano. Mas, o impacto dos agrotóxicos pode ser ainda maior do que o mostrado pelos números, pois os dados registrados são apenas de casos agudos.  Os especialistas acreditam que haja muitos casos crônicos que não são notificados.  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada registro de intoxicação por agrotóxico, outros 50 casos deixam de ser notificados.(Cecília Gonçalves//web Ales//Larissa Lacerda)

 

VEJA TODAS NOTÍCIAS

FASER - Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil
SDS – Edifício Eldorado Bloco D Sala 218 - Bairro: Asa Sul - Brasília / DF - CEP: 70392-901
Telefone: 61.3321-8246 - E-Mail: faserdf@gmail.com


Desenvolvido por www.galaxiadigital.com.br